Historia de Gandufe

Reza a lenda popular que aqui vivia um Senhor, de nome “Gondufão”. Seria, consequentemente, Gondufão o proprietário e senhor daquelas terras e região. Gandufe é um genitivo medieval Gondufi ou Gundufi do nome Gondufo e este provém de Gondulfus, nome próprio de origem germânica formado de Gunthis – Batalha e Wulfs – Lobo, significando, assim, Lobo de Batalha.
Pode pensar-se, então, estarmos na presença da habitação de um Senhor de origem goda, logo Cristão, que do alto da sua torre dominava uma vasta região, nos anos longínquos da Idade Média. Naturalmente, as terras à volta da torre eram as terras de “Gondufe”, num ápice o nome do dono passou também a designar as terras daquela região. São vários os exemplos semelhantes ao longo do país.
Valentim da Silva propõe uma análise interessante a propósito da ocupação medieval das terras que hoje são do Concelho de Mangualde: dum lado as terras de Azurara, sob o domínio de Azurão, um senhor árabe (mouro) do outro as terras de Gondulfus, um senhor godo, cristão. A coexistência entre muçulmanos e cristãos nem sempre era pacífica , pelo que, nestas paragens várias batalhas deverão ter acontecido…
A destruição desta torre será resultado de alguma dessas batalhas?

Questionário

Que acha de esta lenda?

© 2009 Todos os direitos reservados Sérgio Lopes.

Crie o seu site grátisWebnode